Notícias e Eventos

Projeto Jovem Aprendiz Indígena registrando novos horizontes no III CIPIAL 2019

O CIPIAL é um grande encontro de povos indígenas de toda a América Latina que acontece a cada 03 anos, a primeira edição do congresso foi realizada em 2013, em Oaxaca, no México. A segunda ocorreu em 2016, na cidade de Santa Rosa, na Argentina. O terceiro em Brasília com o tema central “Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns”

O “Relato de experiência: Programa Jovem aprendiz indígena em contexto urbano na Associação paulista para o desenvolvimento da medicina - SPDM entre os anos de 2012 à 2018”. Foi apresentado na modalidade Comunicação Oral, no simpósio temático - Jovens indígenas e a educação superior na América Latina: sentidos da profissionalização, novas experiências de afirmação, de diálogo de saberes e de investigação e ação.

Na modalidade Pôster, no Eixo Problemas Sociais Indígenas em Contexto Urbano apresentamos o “Mapa contextual: desafios do jovem aprendiz indígena no contexto urbano”.

 

 

 

Segundo Balanço geral do CIPIAL foram “101 povos indígenas e nações originárias representadas em uma grande celebração”. Os representantes tiveram o objetivo de divulgar e expandir o Projeto Jovem Aprendiz Indígena – PJAI em novos horizontes.

“Sentimento de alegria e realização reencontrar povos que lutam pelas questões indígenas na saúde, educação, cultura, reafirmação e a oportunidade de estar compartilhando o trabalho do PJAI, desenvolvido com jovens indígenas de São Paulo e Mato Grosso, contribuindo com a inclusão no mercado de trabalho, mundo acadêmico e desenvolvimento pessoal”. Josicléa Maria. A realização e participação dos povos indígenas foi um estimulo no debate sobre os enfrentamentos e questões ético-políticas envolvido na produção de saberes sobre os povos indígenas, bem como a importância de dar visibilidade, fortalecer e refletir sobre a emergência de intelectuais indígenas no campo acadêmico. O IV CIPIAL será realizado no Peru no ano de 2022, estimulando novos propósitos, como o PJAI marcar presença compartilhando os frutos que serão trabalhados e desenvolvidos desse projeto. Para mais informações contatar os profissionais do PJAI.

Para mais informações contatar os profissionais do PJAI: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.