Quem Somos

Saiba mais sobre a SPDM | Saúde Indígena

Saúde Indígena


Quem somos

 

A SPDM - Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina constitui-se em uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal.

 

Histórico

 

A atuação da SPDM/Hospital São Paulo (HSP) na saúde indígena, em conjunto com a Escola Paulista de Medicina (EPM), atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), acontece desde 1965 no Território Indígena do Xingu com ações assistenciais vinculadas à formação profissional indígena e não indígena, pesquisa e extensão universitária. Também abrange serviços do Ambulatório do Índio do Hospital São Paulo/HU, que é uma referência nacional em atenção de alta complexidade para a população indígena de todo país.

 

 

Convênios com o Ministério da Saúde - Atenção Básica em territórios indígenas

 

A partir de 2011 a SPDM/HSP tornou-se entidade conveniada junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS), para execução de ações complementares de atenção à saúde indígena em 14 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Em 2019 a SPDM/HSP passou a gerenciar convênios em 5 DSEI do Mato Grosso e Pará. Somos responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação de trabalhadores da saúde de todas as categorias profissionais para a assistência à saúde nestes territórios. Também apoiamos ações de controle social e de educação permanente nos DSEI, em conformidade com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) do SUS.

 

Aldeia Yawalapíti - Xingu | MT
Créditos: Kuiaiu Katu'i Yawalapiti
Aldeia Yawalapíti - Xingu | MT
Créditos: Iano Mac Kuma Yawalapíti Rodarte
Créditos: Iano Mac Kuma Yawalapíti Rodarte
Encontro Nacional de Estudantes Indígenas
PJAI | SPDM - Saúde Indígena (2018)

 

Missão

 

Atuar com excelência na execução de ações complementares junto aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas para o fortalecimento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

 

Visão

 

Ser reconhecida como organização filantrópica referência em ações complementares de saúde indígena no âmbito dos convênios de saúde indígena e na inclusão de indígenas em espaços de trabalho assistenciais e de gestão.

 

Valores

 

  • Interculturalidade
  • Protagonismo indígena
  • Compromisso social
  • Transparência 
  • Humanização