Saúde Indígena
Quem somos
A SPDM - Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina constitui-se em uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal.
Histórico
A atuação da SPDM/Hospital São Paulo (HSP) na saúde indígena, em conjunto com a Escola Paulista de Medicina (EPM), atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), acontece desde 1965 no Território Indígena do Xingu com ações assistenciais vinculadas à formação profissional indígena e não indígena, pesquisa e extensão universitária. Também abrange serviços do Ambulatório do Índio do Hospital São Paulo/HU, que é uma referência nacional em atenção de alta complexidade para a população indígena de todo país.
Convênios com o Ministério da Saúde - Atenção Básica em territórios indígenas
A partir de 2011 a SPDM/HSP tornou-se entidade conveniada junto à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS), para execução de ações complementares de atenção à saúde indígena em 14 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Em 2019 a SPDM/HSP passou a gerenciar convênios em 5 DSEI do Mato Grosso e Pará. Somos responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação de trabalhadores da saúde de todas as categorias profissionais para a assistência à saúde nestes territórios. Também apoiamos ações de controle social e de educação permanente nos DSEI, em conformidade com a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) do SUS.
Missão
Atuar com excelência na execução de ações complementares junto aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas para o fortalecimento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
Visão
Ser reconhecida como organização filantrópica referência em ações complementares de saúde indígena no âmbito dos convênios de saúde indígena e na inclusão de indígenas em espaços de trabalho assistenciais e de gestão.
Valores
- Interculturalidade
- Protagonismo indígena
- Compromisso social
- Transparência
- Humanização