Saúde Indígena
Quem somos
A SPDM - Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina constitui-se em uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal.
A atuação da SPDM | Hospital São Paulo na saúde indígena, em conjunto com a Escola Paulista de Medicina (EPM), atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Parque do Xingu, acontece desde 1965 desenvolvendo trabalhos assistenciais, formação profissional, promoção de saúde e pesquisas.
Nossos esforços
O trabalho abrange o Ambulatório do Índio e o Hospital São Paulo, sendo referência nacional em atenção à saúde das populações indígenas.
A SPDM possui experiência em projetos de intervenção, avaliação e promoção da saúde com indígenas do Rio Negro - Manaus/AM, São Paulo/SP (Guarani) e Mato Grosso/MT (Parque Indígena do Xingu, aldeia Wederã - TI Pimentel Barbosa do povo Xavante).
Missão
Contribuir para o subsistema de atenção à Saúde Indígena.
Visão
Tratamento, prevenção de doenças, saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminações.
Valores
Interculturalidade, acreditar no protagonismo indígena, compromisso social, transparência e humanização.
Distritos Conveniados
Coerente com sua missão, a SPDM | Hospital São Paulo | Saúde Indígena é, desde 2011, uma parceira através de convênios da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) para execução de ações complementares de atenção à Saúde Indígena inicialmente em 14 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (DSEI) e, desde janeiro de 2019, com 05 distritos. São eles:
Mapa de Localização dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas. Fonte: Ministério da Saude
Nosso Endereço