Awaé Trumai Waurá
Coodenador Geral do PJAI
É do Povo Trumai da Terra Indígena (TI) Xingu e graduando em Administração pela PUC-SP.
“O PJAI é uma iniciativa inovadora porque trabalhamos em um espaço que sempre foi ocupado por não indígenas e trazemos nossa forma de fazer gestão, de ensinar e de aprender. Ainda são poucas experiências de efetivação dos direitos indígenas em contexto urbano. Nosso Programa se empenha em trazer novas respostas a partir do nosso lugar de fala.”
Yakumã Ikpeng
Gestor do PJAI
É do povo Ikpeng da TI Xingu, Graduando em Gestão Hospitalar Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS) da SPDM.
“Meu trabalho na SPDM é garantir um caminho mais aberto para os jovens indígenas que vivem nas cidades e que buscam inclusão neste contexto, não para benefício individual, mas para fortalecerem os direitos e demandas de suas comunidades. Nós, jovens indígenas, temos um compromisso muito forte com nosso povo."
Jibran Yopopem Patté
Coordenador Técnico na SPDM | HSP. Articulador do PJAI junto às instituições de ensino superior
É do povo Xokleng da TI Ibirama-La Klãnõ, graduado em Serviço Social pela Unochapecó e pós graduado em Saúde Indígena pela UNIFESP.
“Somos de uma geração de jovens lideranças comprometida com o fortalecimento dos direitos conquistados com muita luta e resistência pelas gerações anteriores. É nosso dever honrar nossa ancestralidade e seguir ocupando espaços, sem retrocessos dos nossos direitos ”.
Bruno Tserebutuwe Tserenhimi'rãmi
Supervisor Técnico na SPDM | HSP. Articulador do PJAI junto às organizações indígenas
Da etnia Xavante da TI São Marcos, graduado em Serviço Social pela PUC-SP e pós graduado em Saúde Indígena pela UNIFESP.
"Para participar do processo seletivo, é preciso comprovação de pertencimento étnico, mediante carta de lideranças da comunidade, garantindo reconhecimento por parte do grupo de origem. Esta comprovação é uma demanda do movimento indígena nacional para garantir uma inclusão coerente com os tratados nacionais e internacionais sobre o direito à autodeterminação étnica e reconhecimento comunitário”.
Kuanadiki Ahuwera Karajá
Assistente Administrativa na SPDM | HSP
Da etnia Karajá da TI Araguaia, é graduanda em Pedagogia pela Faculdade Sequencial.
“O PJAI traz conhecimentos que são importantes para os jovens e para a defesa dos direitos indígenas. Exercitar a língua portuguesa, dominar informática, conhecer legislações e o funcionamento da sociedade não indígena traz mais autonomia para decidir o que queremos e o que não queremos”.
Kuiaiu Yawalapiti
Supervisora Técnica na SPDM | HSP
Do Povo Yawalapiti da TI Xingu, graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Pós Graduada em Saúde Indígena pela UNIFESP e em Economia e Gestão em Saúde pela FPCS.
“Minha geração sentiu na pele os impactos da discriminação e pouca oportunidade no ensino superior e no trabalho formal. Lutamos para que os jovens de hoje se sintam mais acolhidos e respeitados nesses espaços.O apoio psicossocial é fundamental nesse sentido.
Mahi Trumai Waurá
Assistente Administrativa na SPDM | HSP
É do Povo Trumai da Terra Indígena Médio Xingu e estudante do Cursinho Pré Vestibular CUJA UNIFESP.
“Sou responsável pelo acompanhamento dos jovens no setor que trabalho. O desempenho do jovem é avaliado pelos gestores indígenas, funcionários dos setores e pelo próprio jovem, garantindo o ponto de vista de todos. Utilizamos rodas de conversas com base na oralidade, muitas vezes na língua materna, além dos modelos formais de avaliação”.
Thales Pankararu
Assistente Administrativo na SPDM | HSP e articulador financeiro do PJAI
É do Povo Pankararu da Terra Indígena Brejo dos Padres, Graduando em Administração pela PUC/SP.
“Sou um ‘veterano’ do programa, participei como jovem aprendiz da primeira turma. Muitas portas se abriram pra mim, na empregabilidade e continuidade nos estudos. Hoje posso contribuir muito mais com meu povo Pankararu, que é um exemplo de resistência indigena no contexto urbano”.
Patricia Rech Monroe
Coordenadora de Educação Permanente na SPDM | HSP
Enfermeira (FEHIAE), Pós Graduada em Desenvolvimento de RH (USP) e em Docência em EaD (UNIFESP), Mestre em Saúde Pública pela USP.
"No cotidiano da formação dos jovens, são impressionantes as possibilidades de aproximação e articulação entre as “pedagogias” indígenas com as metodologias críticas, significativas e problematizadoras. Os jovens nos ensinam o tempo todo, com seus modos de aprender e ensinar, quando estamos atentos e abertos pra isso”.
Leandro Cruz
Gerente na SPDM | HSP
Graduado em História pela PUC/SP, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie e em Gestão da Diversidade nas Organizações pela PUC/SP.
“Percebo o Programa como um lugar de preparação para jovens lideranças do futuro. Os jovens que passam pelo PJAI usam o que aprendem para beneficiar suas comunidades, atuando em associações indígenas, escolas indígenas, assessorando lideranças mais velhas e conselhos indígenas, fortalecendo as demandas e os direitos do seu povo”.
Marcos Schaper
Diretor dos Convênios SPDM | HSP com a SESAI/MS
Médico Pediatra pela UFES, Pós graduado em Nutrição e Saúde na Pobreza pela UNIFESP.
“O PJAI é uma forma de construir um caminho efetivamente inclusivo para jovens em contexto urbano que desejem desenvolver ferramentas de luta dentro do mundo não indígena, mantendo o vínculo com as tradições e com as necessidades de suas comunidades”.