Programa Jovem Aprendiz Indígena

 

    O Programa Jovem Aprendiz Indígena foi idealizado pelo grupo de gestores indígenas da SPDM Saúde Indígena do Hospital São Paulo. Ele realiza de forma pioneira a inclusão de jovens indígenas de 16 a 22 anos vivendo em contexto urbano no programa de aprendizagem da instituição desde 2015.

    Essa ação afirmativa de empregabilidade, aliada a um processo de educação profissional inclusiva para jovens indígenas busca responder a uma demanda do movimento indígena contemporâneo, de ocupação de espaços institucionais no mundo do trabalho e na educação, ocupados historicamente somente por pessoas não indígenas.  

    Desde 2015 nossa iniciativa impactou 98 jovens participantes, mobilizando cerca de 420 inscritos de 20 etnias diferentes. Os estágios dos jovens acontecem em escritórios administrativos da SPDM/HSP Saúde Indígena, na capital de São Paulo e em municípios próximos às terras indígenas do Mato Grosso e Pará, para as quais a SPDM/HSP presta serviços. Nos 5 Distritos Sanitários Especiais Indígenas onde a SPDM atua como entidade conveniada à SESAI/MS vivem cerca de 48 mil indígenas de 80 etnias, em mais de 290 aldeias

    Um dos diferenciais da iniciativa é a participação social nas etapas de divulgação de vagas, recrutamento, seleção e acompanhamento integral dos jovens do Programa. Nos guiamos pelos princípios democráticos do controle social do SUS e das tratativas sobre os direitos dos povos originários, como os artigos 231 e 232 da Constituição Federal de 1988 e a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre os Direitos dos Povos Indígenas e Tribais. 

 

Conheça mais