A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Criada em 2010, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde atende mais de 755 mil indígenas que vivem em territórios indígenas de todo o Brasil. A SESAI conta com 14.600 mil profissionais de saúde nas aldeias, pólos base e sede dos DSEI. Destes, 46% são indígenas.
Principais Competências da SESAI e dos 34 DSEI
- Orientar as ações de atenção integral à saúde indígena e de educação em saúde segundo o perfil epidemiológico e a condição sanitária de cada território dos DSEI, em consonância com os programas do SUS e com as práticas de saúde tradicionais de cada etnia indígena.
- Garantir articulação do SasiSUS com serviços de média e alta complexidade do SUS em municípios e estados: ambulatórios e hospitais de médio e grande porte.
- Planejar, coordenar, supervisionar, monitorar e avaliar as ações referentes ao saneamento e às edificações de saúde indígena.
- Promover ações para o fortalecimento do controle social dos povos indígenas no SUS.
Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sesai