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Oficinas com os jovens aprendizes indígenas

Os objetivos foram traçados em uma construção coletiva e tem a função de estimular o controle social e um maior envolvimento dos jovens com suas comunidades, capacitando-os para elaborar projetos de intervenção social e direcionando-os para cursos preparatórios pré-vestibulares e universidades. Ao desenvolver capacidades, habilidades e potencialidades, contribuímos com o aprimoramento pessoal e profissional dos jovens no que tange sua estima, autonomia e liderança, elementos importantes para a inserção no mercado de trabalho.

Todos os objetivos do projeto atendem, ainda que de forma parcial, as necessidades dos jovens.
É a partir delas que se definem as estratégias de atuação.

 

Josicléa auxilia os colegas a pensar os objetivos do grupo

 

O uso das dinâmicas é um pretexto para rodas de conversas sobre projetos de vida, sonhos e fortalecimento da identidade cultural.

 

Arielly se apresentando ao grupo

 

“Eu morava no norte e andava a cavalo.” João Pedro

 

“Essa imagem me lembra as modificações sofridas na minha aldeia.” Antony Ribeiro (Kaimbé)

 

“Eu gosto de costuras, quero ser estilista.” Fortuna Mwamba Kasiama (República Democrática do Congo)

 

“ Eu pescava na minha aldeia” Awaé (Trumai Waura)

Os jovens falam que nossa oficina é um lugar para troca de experiências, expressões de ideias, aprendizagem e união.

Construção coletiva do “Mapa contextual” onde os aprendizes eram o público alvo.

 

Dinâmica Passado, Presente e Futuro com as etnias, Guarani, Kaimbé, Pankararu, Trumai, Pankararé e da República Democrática do Congo

 

O desenho do mapa contextual foi feito com o esboço de quatro esferas ou triângulos concêntricos. Na parte mais interna, fizemos um levantamento dos problemas que afligem os jovens, seguida respectivamente do apoio de familiares, da comunidade e de fatores sócio políticos e econômicos que os influenciam.

 

 

 

 

No mapa foram consideradas pessoas, agentes e instituições como UBS, SPDM, CONDISI, além de temas como desemprego, violência, falta de transporte, áreas de lazer, drogas, motivação, conhecimento, comunicação, união, experiência e diversas outras palavras de modo a favorecer o reconhecimento desses atores com quem vamos potencialmente estabelecer relações no âmbito desse seu projeto, estimulando o senso crítico para que os jovens possam trazer proposições e soluções para fatores que afetam seu desenvolvimento.

 

Antony Ribeiro e Júlio César montando o mapa contextual.

 

Josicléa e Fortuna incrementando o Mapa Contextual.

 

O mapa contextual elaborado nessa fase será retomado e enriquecido em outros momentos conforme for sendo desenvolvido nosso trabalho.

Participantes:

  • Antony Ribeiro (Kaimbé)
  • Arielly Pereira (Pankararé)
  • Dandara Amanda (Pankararu)
  • Ediele da Silva (Pankararu)
  • Emily dos Santos( Pankararu)
  • Estefani de Jesus (Pankararu)
  • Ewerton Lucas( Pankararé)
  • Fortuna Mwamba Kasiama (República Democrática do Congo)
  • João Pedro Vercelino (Pankararu)
  • Josicléa Maria dos Santos (Pankararu)
  • Julio Cesar da Silva Rocha (não indígena)
  • Larissa Torres( Pankararu)
  • Pedro Henrique da Silva (Pankararé)
  • Reinaldo Wera (Guarani)
  • Talita Aline (Pankararu).
  • Vitor Manoel (Pankararé).
  • Karolaine Nascimento (Pankararu)