Notícias e Eventos

DSEI Kayapó-MT: Saúde e qualidade de vida nos povos indígenas



Foram realizadas visitas domiciliares para convidar os indígenas para as palestras e comunicar os atendimentos que seriam realizados no posto de saúde das comunidades durante a ação. Os atendimentos iniciaram-se na Aldeia Kururuzinho, com as crianças sendo avaliadas pela odontóloga Gabriela Rafael da Silva e o RT de Saúde Bucal Kleverson Berlanda, que orientaram e realizaram ações de promoção, prevenção e proteção à saúde bucal (escovação supervisionada, aplicações tópicas flúor, ART, aplicação de evidenciador de placa), e as mulheres sendo avaliadas pela enfermeira RT Saúde da Mulher. Conjuntamente, a responsável pela assistência farmacêutica da CASAI de Colíder fez testes rápidos (HIV, HCV e Sífilis), ofertados pelo DSEI KAYAPÓ-MT, e a nutricionista RT do SISVAN ( Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional ) realizou a mega dose (vitamina A) recomendada para crianças de 6 a 59 meses. Participaram da ação mais de 80 mulheres e 48 homens na Aldeia Kururuzinho, 45 mulheres e 52 homens na Aldeia Mayrowi e 11 mulheres e 13 Homens no Pontal.

 

 

Distâncias Percorridas 
No dia 03/11/2015, a equipe de saúde deixou a sede do DSEI KAYAPÓ-MT com destino à Aldeia Kururuzinho. Foram 209km de asfalto e 110km de via não pavimentada até o porto do Rio São Benedito, no qual a equipe deslocou-se de barco mais 17km no rio São Benedito e 45km no rio Teles Pires, chegando, por fim, a aldeia. A equipe seguiu viagem no dia 05/11/2015 para a Aldeia Mayrowi e no dia 06/11/2015 deslocou-se para a Aldeia Pontal, ambos deslocamentos aéreos. No dia 07/11/2015, a equipe de Saúde deixou a Aldeia Pontal e retornou ao DSEI.

 

A equipe de Saúde Indígena do DSEI KAYAPÓ-MT trabalhou no primeiro momento com toda a comunidade, homens e mulheres juntos, conversando sobre os seguintes temas: “ Direitos aos benefícios dos pacientes portadores do câncer”, abordado pela assistente social Avelina Aquino; “Câncer: Alimentação e Nutrição”, pela nutricionista Lenita Frazão Muniz; e “Saúde Bucal, Câncer de boca”, pelo odontólogo Kleverson Berlanda. No segundo momento, os participantes foram divididos em duas equipes, uma composta somente por mulheres, na qual a enfermeira Luciene M. da S. Nascimento abordou conversa sobre o “Outubro Rosa - Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero”, e outra equipe só de homens, na qual o farmacêutico Rubens Marinelli e médico Ronny De La Caridad (intercambista do Projeto “MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL”) falaram sobre “Novembro Azul - Prevenção do Câncer de Próstata”. A RT da Saúde da Mulher também realizou, juntamente com a enfermeira Andressa Stella, a coleta do exame preventivo e autoexame das mamas, orientando e esclarecendo as dúvidas quanto ao tema abordado. Também foram ofertados à equipe de saúde, para distribuição aos indígenas: camisetas Outubro Rosa e Novembro Azul; kits para coleta exame Papanicolau; Banner Novembro Azul; e Kits de higiene bucal para crianças e adultos e Banner Saúde Bucal.

As ações foram bem recebidas pelas comunidades, facilitando o trabalho dentro das comunidades. No total, 111 indígenas realizaram o teste rápido num total de 333 exames realizados, pois cada indígena realizou os três parâmetros (HIV, HCV e SIFILIS); 90 crianças foram suplementadas com Vitamina A; 250 crianças menores de 13 anos realizaram escovação e aplicação de flúor; e 45 mulheres realizaram a coleta do exame Preventivo e autoexame das mamas.


Nome dos Profissionais envolvidos: Luciene Martins da S. Nascimento, Lenita Frazão Muniz, Avelina Aquino, Andressa Stella, Rubens Marinelli, Ronny De La Caridad, Adenildo Hakay, Kleverson Berlanda.

[1] O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama e colo de útero. As Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul são celebradas anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata.