Entre os dias 4 a 8 de agosto de 2015, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu realizou o “Curso de Capacitação de Multiplicadores na Prevenção e Tratamento da Cárie Dentária em Populações Indígenas”, nas dependências do auditório da Câmara Municipal de Canarana, Mato Grosso (MT), com a participação da antropóloga Karine Assumpção (SPDM/Saúde Indígena), do cirurgião dentista Pablo Lemos (Projeto Xingu/UNIFESP) e o Prof. Dr. Wilson Mestriner Júnior da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP).

O curso foi voltado aos cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal do DSEI Xingu e DSEI Kayapó MT. Na atividade foram abordados os seguintes temas: Contextualização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) dentro do Modelo de Atenção à Saúde; Antropologia aplicada à saúde bucal – etnografia, representações sociais e cosmologia (A doença como processo sociocultural: profissionais de saúde e a dimensão antropológica); Cariologia; Odontologia de Mínima Intervenção; Cimento de Ionômero de Vidro (CIV); Selantes; Restaurações. Houve também prática laboratorial e clínica de ART na Casa de Saúde do Índio, CASAI Canarana.

Durante o curso foi trabalhada a interação entre os profissionais e a importância do trabalho compartilhado com os indígenas, que nos esclareceram as percepções de seu povo sobre o dente e sobre cuidados tradicionais com a boca (higiene).