Entre os dias 15, 16 e 17 de maio aconteceu em Cuiabá e Belém a 1ª Oficina do Projeto 'Pensando e Fazendo o Trabalho em Saúde Indígena: Módulos de Educação Permanente', parceria entre a SESAI/MS, SPDM Saúde Indígena/HSP e Projeto Xingu/UNIFESP. 

As duas oficinas reuniram cerca de 170 profissionais de saúde de nível superior, com o objetivo de aprofundar os temas do Módulo de Introdução à Saúde Indígena, disponível em uma plataforma de ensino on line. Os participantes puderam realizar discussões teórico práticas, ampliar a percepção do trabalho em equipe, fortalecer vínculos, valorizar a interlocução entre os diversos atores do território e planejar espaços de educação permanente no cotidiano de trabalho.

Os temas abordados no Módulo de Introdução à Saúde Indígena foram: aproximação à realidade e às especificidades culturais dos povos indígenas; a experiência do trabalho intercultural em saúde; a história da Saúde Indígena e do SASISUS.

Participaram profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) e Casas de Saúde Indígena (CASAI) dos DSEIs Altamira, Araguaia, Cuiabá, Guamá Tocantins, Kayapó-MT, Kayapó-PA, Rio Tapajós, Xavante e Xingu que concluíram este Módulo.

Os participantes realizaram uma avaliação coletiva no último dia, destacando a contribuição das discussões para suas práticas:

"Esse encontro foi uma surpresa e um momento ímpar de reflexão: mostrou que precisamos sair do limitado e mergulhar no contexto politico e cultural no qual já estou inserida".


"Me fez pensar nas práticas cotidianas e na forma como me relaciono com a questão intercultural e as questões sociais, observando o contexto de cada etnia. Penso que é necessário evoluir e desenvolver estratégias e habilidades no exercício profissional."

"O encontro foi de suma importância para reunir profissionais de diferentes funções e localidades, além de possibilitar o intercâmbio com colaboradores de outros DSEIs, conhecer outras realidades, compartilhar vivências".


"Estimulou a capacidade de nos organizarmos em grupo e construírmos trabalhos mais democráticos e participativos, refletindo sobre os problemas em busca de estratégias em conjunto".


"A metodologia utilizada foi muito dinâmica, envolvente e participativa. Excelente a forma de abordar os temas do Módulo de Introdução, como a demarcação de terras Indígenas, história do contato com os povos indígenas ao longo dos séculos, as relações interculturais e o trabalho da saúde, bem como a importância do profissional de saúde no processo ensino-aprendizagem. Possibilitou a valorização do papel da Educação Permanente dentro do processo de trabalho. Nos deixou mais motivados a continuar atuando na causa indígena".