O engajamento de atores e instituições comprometidas com a empregabilidade inclusiva e efetivação do direito à educação com equidade e qualidade é ponto chave para o fortalecimento do Programa Jovem Aprendiz Indígena da SPDM | HSP.
- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) ;Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi): Escolas formadoras do Programa Jovem Aprendiz Nacional.
- Grupo de Extensão Universitária da Faculdade de Psicologia da PUC-SP: Atenção à saúde psicossocial para os jovens indígenas do Programa.
- Colmeia Instituição a Serviço da Juventude: Orientação Vocacional e Profissional para os jovens indígenas do Programa.
- Programa Pindorama (PUC-SP): Bolsa de estudos em cursos de Graduação para jovens indígenas egressos do PJAI.
- Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS/SPDM): Bolsa de estudos na graduação e pós graduação para jovens egressos do PJAI; Espaço e estrutura tecnológica para as oficinas pedagógicas do PJAI.
- CUJA-Unifesp, Uneafro-Brasil-Núcleo Virtual e Jenipapo-Urucum: Vagas específicas para jovens indígenas em Cursinhos Pré Vestibulares.
- Rede ProInq Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas - núcleo de pesquisa do Min Público do Trabalho (MPT) e Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA: Assessoria científica e pedagógica.
- Associação Indígena Empodera At,axa: Captação de recursos financeiros em palestras, feiras e eventos, para aquisição de equipamentos de apoio aos estudos aos Jovens do Programa.