Oficinas Culturais

Programa Jovem Aprendiz Indígena - PJAI

Yakumã Ikpeng trabalha na área administrativa da SPDM/HSP e é responsável pelo processo seletivo e apoio didático pedagógico aos jovens do programa. Ele destaca que:

"As oficinas virtuais acontecem ao longo de todo período de contratação, com temas escolhidos pelos jovens. Isso fortalece suas raízes, valores culturais e autonomia, porque promove um intercâmbio entre jovens e lideranças indígenas de diversos povos do país. As tecnologias ajudam a superar distâncias que dificultam essas trocas. Além disso, é uma oportunidade única para os participantes não indígenas superarem preconceitos que vêm da falta de conhecimento sobre nossas culturas, modos de vida e nossas demandas para o futuro” 

 

 

Dr Marcos Schaper, diretor dos Convênios de Saúde Indígena da SPDM/HSP, apoiou a implantação do programa em sua gestão e destaca que a inclusão de indígenas nas organizações públicas e privadas deve garantir um profundo respeito e sensibilidade para a diversidade sociocultural, os modos de aprender, ensinar e trabalhar dos povos indígenas:

 

“Os resultados que obtemos com este programa não beneficiam somente os jovens e suas comunidades, mas também todo o corpo de funcionários da SPDM, na construção de ambientes de trabalho com relações mais justas, diversas e plurais. Temos muito o que aprender com a solidariedade, ética e compromisso coletivo dos povos originários do país”.