Nos dias 4 e 5 de agosto de 2015, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia realizou o “I Seminário Municipal dos Povos Indígenas”, no Centro Comunitário da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), com a participação de representantes da Secretaria de Saúde do Mato Grosso; do Conselho Regional de Psicologia 18ª região – MT; do Conselho Distrital de Saúde Indígena – CONDISI; da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI; da Fundação Nacional do Índio – FUNAI e da SPDM- Saúde Indígena. 
 
Na atividade foram abordados os seguintes temas: Indígenas do Araguaia: revendo conceitos, combatendo preconceitos; Histórico da Saúde Indígena e DSEI Araguaia; Histórico da Saúde Mental no contexto indígena; Panorama da Atuação da Saúde Mental do DSEI Araguaia; Apresentação da Problemática do uso excessivo de Álcool e outras drogas na saúde; Atenção diferenciada: conceito e sua aplicação na prática  SPDM-Saúde indígena - quem somos, convênios e expertise em capacitação de indígenas e não indígenas; Saúde Indígena no contexto do Estado do Mato Grosso; Saúde Indígena e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Vivências e Experiências Exitosas na Saúde mental. No fim de cada dia realizaram-se dinâmicas problematizadoras baseadas na discussão dos “Problemas e Desafios da Saúde Indígena e Município”, com grupos focais.
Em seguida, no dia 6 de agosto, ocorreu o I Encontro dos Pajés Karajá, uma demanda das comunidades Karajá e também dos profissionais de saúde. O evento contou com a presença de pajés de diversas aldeias, proporcionando um rico espaço de conhecimento sobre a importância e as especificidades do trabalho dos pajés e de troca de experiências com os profissionais de saúde não indígena. Além disso, foi separado um momento para que os pajés dialogassem entre si sobre a situação do povo Karajá, garantindo a autonomia destes em sua atuação.